domingo, 17 de setembro de 2023

"UNIVERSIDADE PÚBLICA EM MACAÚBAS É UM PASSO IMPORTANTE PARA DESMONTARMOS O 'CIRCO' DA POLÍTICA LOCAL", DIZ ELISMAR APÓS POLARIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Presidente do PSOL Macaúbas esteve presente na Audiência Pública no CETEP



Mais um ato de luta pela implantação de um Campus Universitário de Ensino Superior Público, na Região da Bacia do Paramirim, aconteceu em Macaúbas/BA. 

Como de costume, muitos interesses são postos em prática. Não diferente, o evento que ocorreu na última sexta-feira (15), mostrou que disputas políticas podem mudar o sentido da reivindicação da população. E, talvez, seja essa uma das grandes causas para até hoje a Bacia do Paramirim não ter a realização do sonho de muitos jovens.

O Presidente do PSOL Macaúbas, Sr. Elismar Oliveira, esteve presente na Audiência Pública no CETEP e levou ao público uma reflexão sobre o que aconteceu naquele dia.




Confira nota oficial:

"*A UNIVERSIDADE PÚBLICA EM MACAÚBAS E O “CIRCO” DA POLÍTICA LOCAL*


Estive presente na data de ontem, 15/09/2023, na Audiência Pública realizada no CETEP para reivindicar a criação de um campus universitário na Bacia do Paramirim e alguns fatos me chamaram a atenção. Gostaria de pontuá-los. 


Primeiro, o que vimos ontem no encontro evidenciou a clara falta de organização da Audiência Pública. As diferenças político-partidárias não devem estar acima do interesse público, em especial quando se trata de um tema tão relevante. As representações políticas do Município, inclusive do Poder Executivo, por pior que elas sejam, não podem ser desconsideradas. Todavia, virar-se de costas e deixar o local revela, de igual modo, o desapreço e a falta de compromisso com o tema da audiência. 


Esse desapreço não foi só pela postura vexatória de deixar o local. Basta observar as redes sociais do prefeito/aliados e verificar que nenhuma divulgação foi realizada para somar força à Audiência Pública. Mais do que isso, os burburinhos nos bastidores era para descredibilizar a referida audiência.  


Ainda sobre a organização do evento, apesar das intervenções importantes dos representantes da sociedade civil que compuseram a mesa, a falta de abertura para que o público participasse de forma mais efetiva foi notada e sentida pelos presentes. Não se faz uma Audiência Pública sem espaço de fala e oitiva da população interessada. 


Importante destacar também que a atual gestão do Município esteve alinhada com o Governo Bolsonaro nos seus primeiros dois anos de mandato e não se teve notícia de nenhuma articulação, cobrança ou reivindicação de campus universitário para Macaúbas e/ou Bacia do Paramirim. Os governos anteriores também estiveram alinhados e não foram capazes de viabilizar a implantação de um Campus Universitário em Macaúbas.


Vimos a “banda passar” no momento de grande expansão universitária no Brasil nos governos Lula e Dilma, quando se criou 18 universidades federais e 173 campus universitários. Temos hoje, por exemplo, campus universitário em Barra/Ba (50 mil habitantes) e Santa Maria da Vitória/Ba (39 mil habitantes). E em Macaúbas, o que temos?  


Portanto, não esperem muito dessa gente e não sejam espectadores de um grande circo que já está sendo montado para as eleições do ano que vem. 


A chegada de um campus de uma Universidade Pública em Macaúbas é um passo importante para desmontarmos o “circo” da política local e o falso antagonismo de ideias existente entre as conhecidas forças hegemônicas. O campus universitário e outras pautas importantes só se concretizarão com muita luta e conscientização da nossa população. 


Fiquemos de olho na falsa polarização e naqueles que são capazes de “vender até a alma” para ficar ou chegar ao poder. 


Forte Abraço!

*Elismar*

*Presidente do PSOL Macaúbas*"

Elismar esteve acompanhando a Audiência Pública juntamente com seu colega de Partido, Eduardo Lopes e a Presidente eleita do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaúbas, Magnória Nobre.

Fotos: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário